Menu
Cinema / Tempos Livres

Filmes que toda a gente devia ver: A Primeira Noite (The Graduate)

Filmes que toda a gente devia ver #1

Hoje dou início a uma série de artigos que pretendo escrever sobre filmes que, na minha modesta opinião enquanto cinéfilo de bancada, toda a gente devia ver. Vamos lá ao primeiro, A Primeira Noite (The Graduate)!

A Primeira Noite (The Graduate):

Começo esta série de artigos com um dos meus filmes de eleição. A Primeira Noite, realizado por Mike Nichols, é uma verdadeira obra prima e um dos filmes que mais vezes revi ao longo da minha (ainda curta) vida. É engraçado perceber que, ao longo dos tempos, as interpretações dos filmes podem variar imenso e, o filme A Primeira Noite, foi precisamente um desses casos. O filme (500) Dias com Summer faz exatamente menção a isto que acabei de falar. Tom, o protagonista desse filme (interpretado por Joseph Gordon-Levitt), teve, pelo que o narrador nos conta, uma interpretação completamente errada do filme A Primeira Noite. Por sua vez, Summer (Zooey Deschannel), na célebre cena em que chora no cinema (a ver o filme A Primeira Noite), consegue interpretar plenamente o filme (ou melhor, tem uma interpretação diferente) e percebe, naquele preciso momento, que a relação com Tom não passa de uma ilusão e que nunca resultará. Mas bem, curiosidades à parte, vamos lá falar um pouco mais sobre este A Primeira Noite.

O filme conta a história do jovem Ben Braddock (Dustin Hoffman) que, depois de terminar o ensino secundário, vê-se no dilema pelo qual todos nós já passamos: “e agora, que faço eu da minha vida?”. Para piorar a situação, Ben envolve-se com Mrs. Robinson (Anne Bancroft), uma mulher mais velha e amiga de longa data da família de Ben. Ao mesmo tempo, apaixona-se por Elaine Robinson (Katharine Ross), filha de Mrs. Robinson. O plot é basicamente este, mas o filme é mais, muito mais…

Mrs. Robinson, you're trying to seduce me! Aren't you?

Mrs. Robinson, you’re trying to seduce me! Aren’t you?

Ben Braddock

Além de possuir um dos mais marcantes e icónicos finais da sétima arte (que já vi, revi, chorei, ri, amei, odiei…) e uma das mais famosas cenas do mundo do cinema (imagem e citação anterior), o filme possui ainda uma tremenda banda sonora, da autoria da dupla, então a dar os primeiros passos no mundo da música, Simon & Garfunkel.

A título de curiosidade, a famosa música da dupla, intitulada “Mrs. Robinson”, era para se chamar “Mrs. Roosevelt”, em forma de tributo à primeira dama dos EUA, Eleanor Roosevelt (mulher do 32º presidente dos EUA, Franklin Roosevelt). O nome da música acabou por ser alterado para “Mrs. Robinson”, propositadamente, para o filme A Primeira Noite. Se vos interessar, podem ler mais sobre o assunto aqui.

Trailer do filme:

E vocês, já viram o filme? Gostaram? Se por acaso ainda não o viram, não deixem que o facto de ser um filme de 1967 vos desencoraje. O filme, mesmo passados mais de 50 anos, continua mais atual do que nunca! Vejam, a sério, vale cada minuto! Até já e boas sessões cinematográficas 🙂

Sobre o Autor

Empreendedor digital, investidor, palestrante, cinéfilo, webmaster e blogger, dono de algumas dezenas de sites dos mais variados nichos, a trabalhar na Internet desde 2008.

Sem Comentários

    Deixa um comentário