Menu
Estilo de Vida

Dicas de Home Office

Teletrabalho

Depois de no último artigo ter falado um pouco da minha experiência de home office e isolamento, hoje decidi escrever sobre algumas dicas a adotar no regime de teletrabalho.

Foi-me enviado via e-mail, pelo meu chefe, a seguinte imagem. As dicas presentes na imagem são boas, não posso negar, mas na teoria é tudo muito bonito e simples, já na realidade a coisa não é bem assim. Mas vou-vos falar do meu caso.

Teletrabalho

1. Define o teu local de trabalho e torna-o teu

Logo no primeiro ponto começo mal. Durante a primeira semana de teletrabalho não consegui arranjar apenas um local de trabalho, visto que andei sempre a “saltar” entre o escritório e a sala de estar. Apesar disso, o meu rendimento não foi comprometido… penso eu.

2. Veste-te como se fosses trabalhar fora de casa

Neste segundo continuo mal! Como não tenho a obrigação de me vestir para sair de casa, tenho colocado o alarme um pouco mais tarde, para assim dormir um pouco mais e/ou ficar acordado até mais tarde na noite anterior. Assim, o que tenho feito é acordar, tratar da minha higiene pessoal, tomar o pequeno almoço e sentar-me em frente ao computador, ainda com o meu pijama vestido. Se souber que vou fazer uma pequena videochamada ou videoconferência, visto um casaco e já está. Apenas durante a hora de almoço é que ganho vergonha e visto-me normalmente. Eu sei que não é o ideal nem uma boa prática, mas é o que tenho feito.

3. Segue a tua agenda e vai fazendo intervalos

Neste campo acho que até tenho feito mais intervalos que aqueles que fazia no escritório. Não os faço pelo simples motivo de estar em casa e sem o chefe por perto, mas sim porque sinto que tenho sido muito mais produtivo a trabalhar em casa, sobrando-me assim, de certo modo, mais tempo para pequenos intervalos. Contudo, nunca me alongo muito, continuo a fazer pequenos intervalos para tomar café, esticar as pernas, idas à casa de banho, ou seja, coisas que normalmente fazia no ecritório.

4. Está sempre conectado de forma correta com a tua equipa

Neste ponto não falho. A minha empresa possui um software de videoconferência que foi instalado nos nossos portáteis e que, deste modo, tenho sempre ligado no horário laboral, ou seja, no meu caso, das 9h às 12:30h e das 14:00h às 18:30H, sem falta!

5. Mantém uma alimentação saudável e equilibrada. Igualmente importante manteres-te constantemente hidratado

Como normalmente vinha todos os dias almoçar a casa, acho que os meus hábitos alimentares não se alteraram muito. Tento sempre ter uma alimentação equilibrada e saudável. Quanto ao manter-me constantemente hidratado, penso que seja um ponto onde posso melhorar… bastante!

6. Trabalha com a mesma eficiência como se estivesses no escritório

Como disse anteriormente, tenho noção que tenho sido bastante mais produtivo a trabalhar em regime de Home Office. Muito provavelmente, isto prende-se ao facto de ter trabalhado 12 anos “sozinho”. Sempre me senti mais motivado e consciente do que tenho para fazer quando não tenho ninguém a pressionar-me, ninguém a olhar para o que estou a fazer, ninguém a incomodar-me, etc. Compreendo que existam pessoas que preferem o regime de trabalho “normal” e que não consigam ter um nível de eficiência igual em casa, mas eu nunca fui um desses casos.

7. Ouve a tua música favorita, caso ajude a ganhares motivação

Este é um ponto muito importante para mim! Há dias que gosto de ouvir música para me motivar, há dias que quero ouvir Rock, outros que prefiro música Clássica, outros em que salto de Beatles para Bob Marley, ou ainda outros em que prefiro o completo silêncio. Já na empresa, como não sou o único que lá trabalha, sou “obrigado” a ouvir o que está a passar na Rádio, quer queira, quer não queira, quer goste, quer não goste. No ponto de vista pessoal, acho que este é um grande ponto positivo para mim, seja no meu rendimento, na minha concentração ou no meu estado de espírito.

8. Termina o trabalho a tempo e horas, passa tempo contigo e com os teus, no final do dia cria uma rotina de atividades físicas e de lazer.

Aqui existem pontos que sei que cumpro e outros que nem por isso. Tento sempre nunca deixar trabalho por fazer, mas também nunca me sinto na obrigação de ficar a trabalhar até às 19h quando o meu horário laboral termina às 18:30. Quanto ao passar tempo com os meus, como atualmente vivo com a minha namorada, que está numa situação de desemprego, passamos o dia todo juntos e, nas horas vagas, tentamos sempre manter-nos ocupados, seja a ver uma série ou um filme na Netflix, a fazer limpezas, cozinhar, etc. Quanto às atividades físicas, não posso mentir, neste momento da minha vida, infelizmente e por culpa própria, têm sido nulas (mas quero muito mudar isto num futuro próximo!).

E vocês, andam a adotar estas ou outras dicas no vosso dia a dia de teletrabalho? Deixem um comentário! 🙂

Sobre o Autor

Empreendedor digital, investidor, palestrante, cinéfilo, webmaster e blogger, dono de algumas dezenas de sites dos mais variados nichos, a trabalhar na Internet desde 2008.

1 Comentário

  • Manuel
    1 de Setembro, 2020 às 13:05

    Prefiro mil vezes o trabalho presencial, na empresa!!! Só quero voltar…

    Responder

Deixa um comentário